Bases de Dados
1. O que são bases de dados?

As bases de dados foram criadas com o objetivo de simplificar o trabalho de pesquisa.

Antigamente, o pesquisador precisava ler revista científica por revista, gastando horas a fio, para selecionar o seu material de pesquisa.

Hoje, acessando uma única base de dados (como Pubmed), o pesquisador já obtém acesso a diversas revistas científicas. O trabalho foi simplificado.

2. Onde encontro bases de dados?

Um bom lugar para encontrar bases de dados é o Portal de Periódicos da CAPES.

Sugerimos que seja acessado diretamente o site da base de dados. Por isso, você pode encontrar a sua base de dados, clicando, dentro do site do Portal de Periódicos, no link Buscar Base.

Caso prefira, você pode clicar aqui, que será aberta uma nova janela que o levará a Busca por Base do Portal de Periódicos

3. Não está encontrando a base de dados que procura?

Se você não tiver encontrando a base de dados que procura, pode ser que isso esteja ocorrendo devido ao local físico de onde você está acessando (casa ou universidade, por exemplo).

Explicamos: Se você acessar por um computador conectado à internet em uma Universidade conveniada, mais conteúdo será disponibilizado a você. Pois, o acesso a esse conteúdo, na maioria das vezes, não é público. Acessando em casa, por exemplo, certamente aparecerão menos bases de dados e menos artigos do que se você estiver acessando da Universidade. Então, cuidado com o local de onde você fará a pesquisa.

4. Maneira eficiente de encontrar artigos: uso de descritores

Para que sua pesquisa nas bases de dados seja mais eficiente, ou seja, que o resultado seja mais relevante, é recomendado o uso de descritores.

O conceito de descritores se assemelha ao de palavras-chave. Os descritores, termo específico para os profissionais da área da saúde, consistem em um vocabulário que compreende as línguas português, espanhol e inglês, criados para facilitar o acesso à informação.

Duas ferramentas se destacam para encontrar descritores:

  1. DeCS da Biblioteca Virtual em Saúde (Português)
  2. MeSH (Inglês)

Didaticamente, para esclarecer a importância do uso de descritores, utilizaremos o seguinte exemplo. Ao invés de você pesquisar os seguintes termos na base de dados: "água boa para consumo" é melhor pesquisar por "água potável". O exemplo dado é trivial, mas consegue passar a mensagem de que, quanto mais certeiro for o descritor utilizado, mais artigos dentro do tema você obterá.